A Prata Forte foi fundada em 1986, a partir de um sonho de dois irmãos onde,
a princípio, tinha como público-alvo apenas o segmento industrial de fabricação de pregos. Em 1988, a Empresa, observando melhorias no mercado, visando também o melhor atendimento aos clientes e ampliação de suas atividades, acrescentou em seus negócios, a comercialização de arames e ferros para construção.
Em 1989, tendo em vista o destaque e consolidação da Empresa no mercado, foi necessária a ampliação do mix de produtos para melhor atender a demanda da região que crescia constantemente.
No ano de 1999, foi reformada e ampliada a área de atendimento na loja proporcionando maior conforto, comodidade e qualidade do atendimento para os clientes, assim como foi construído um novo galpão para o estoque que propiciou uma maior otimização do atendimento, com maior organização das mercadorias, e possibilitando aumentar ainda mais o mix de produtos.
O ano de 2005 foi um grande marco para a Prata Forte, pois possibilitou a toda equipe concretizar mais um de seus objetivos: a abertura de sua primeira filial em Palmas-TO. O principal objetivo foi expandir os negócios, abranger clientes de outros estados e consolidar a marca Prata Forte como principal referência de distribuição varejista e atacadista em sua linha de produtos.
O ano de 2009, não menos importante, foi marcado pela abertura da segunda filial, desta vez em São Paulo-SP, que hoje se dedica ao comércio exterior e negociações internacionais.
Hoje, a Prata Forte tem como missão, gerar valor para clientes, colaboradores e comunidades nas quais atua, operando e promovendo de forma sustentável, soluções em materiais de construção, agropecuária e segurança. A Prata Forte é uma empresa que possui suas crenças e valores pautados em princípios éticos e morais, que foi criada através de um sonho, com garra e determinação e, hoje, é realidade a partir do comprometimento e envolvimento de todos os colaboradores, fornecedores, clientes e demais parceiros que fazem com que se torne a cada dia mais destaque no seu segmento de atuação.